Filosofia de Trabalho
Escolhi os princípios da Psicologia Humanista Fenomenológica Existencial, por acreditar que o terapeuta fundamentado nesta abordagem torna-se um verdadeiro facilitador no processo de autoconhecimento do cliente, pois sabe que ninguém melhor que ele mesmo para fazer escolhas, compreende-las, construir e modificar sua própria realidade. Tenho como objetivo construir com meu cliente uma relação genuína “Ser genuíno também envolve a disposição para ser e expressar em minhas palavras e em meu comportamento, os vários sentimentos e atitudes que existem em mim, e somente desta maneira que o relacionamento pode ter realidade e, realidade parece ser profundamente importante como primeira condição e somente ao apresentar a realidade genuína que está em mim, que a outra pessoa pode procurar pela realidade em si mesma com êxito” (Carl Rogers) Sob o prisma da Fenomenologia Humanista Existencial o indivíduo é compreendido como um ser capaz de criar condições para se lançar para a frente rumo ao desenvolvimento e liberdade. Seguindo assim “a tendência atualizante” na qual os indivíduos possuem dentro de si vastos recursos para auto compreensão e para a modificação de seus autoconceitos, de suas atitudes e de comportamento autônomo, encontrando assim através da psicoterapia uma nova maneira de agir, absorver e administrar sua vida (Carl Rogers).
Técnicas de Trabalho
Trabalho como psicóloga utilizando as técnicas da Psicologia e a empatia como recurso, me aproximo dos meus pacientes, acolhendo, ouvindo e compreendendo cada um como um ser único, com suas histórias e aflições. Utilizo este espaço de confiança conquistada para proporcionar às pessoas atendidas por mim, um processo de autoconhecimento, onde a responsabilidade pelas próprias escolhas e suas consequências possibilitarão uma nova maneira de existir, com mais qualidade e auto realização.
Apresentando a Psicologia Clínica
Tenho como intenção na apresentação desta página, aproximar a Psicologia Clínica das pessoas que não puderam ainda estar em contato com a Psicoterapia e seus benefícios. Existe uma ideia equivocada, que circula entre nós de que a Psicoterapia é para “loucos”. Ouço com muita frequência pessoas dizendo que não precisam de terapia, por que não têm um “problema mental”. Por falta de informação correta, essas pessoas deixam de procurar a ajuda de um profissional que tem a formação específica utilizando técnicas científicas para cuidar e auxiliar a quem o procura a ter uma melhor qualidade de vida. O psicólogo pode ajudar você a compreender melhor o significado de suas palavras no contexto de suas experiências afetivas. A ajuda emocional está intimamente ligada a elaboração do conflito, a re- significação de vivências emocionais e ao auto- conhecimento, para um melhor enfrentamento das situações do cotidiano.
Adicione uma descrição.
Sempre bom falar com você. Adoro as sementes que você planta na gente que nos fazem refletir, crescer e fortalecer.